Menu Fechar

Rotação de Brinquedos – porquê e como fazer?

Porque fazer rotação de brinquedos?

Fazer a rotação de brinquedos e materiais a usar em atividades traz inúmeras vantagens! Vamos enumerar algumas:

1. As crianças vão interagir mais com os brinquedos que têm disponíveis.

2. É muito mais fácil manter a organização desses brinquedos!

3. Facilita a arrumação e a independência da criança nessa tarefa.

4. Permite que consigamos avaliar quais os brinquedos que são realmente úteis e quais os que despertam mais a atenção da criança!

Como fazer a rotação dos brinquedos?

1. Observem as crianças, descubram os seus interesses e necessidades para poderem apresentar-lhes brinquedos e atividades que respondam a esses desejos! O ideal é tirar notas e fazer essa observação durante alguns dias!

2. Façam uma planificação sobre como deveria ser o espaço e quais os brinquedos e materiais que a criança deverá ter à disposição que respondam a esses interesses e necessidades! 

O espaço deverá ficar limpo e organizado de preferência em cores neutras e materiais naturais (como por exemplo madeira)! Esses brinquedos deverão ficar em estantes baixas e abertas de fácil alcance! Cada zona delimitada deverá corresponder a um tipo de atividade e ser adequada à idade da criança!

Os brinquedos que não serão usados deverão estar arrumados fora do alcance e visão da criança!

3. Selecionar apenas alguns brinquedos lembrando sempre que ‘menos é mais’.

4. Apresentar a disposição à criança, mostrar como arrumar depois de usar e, caso a atividade possa provocar sujidade, deixar esfregona/vassoura à mão e mostrar como usar!

5. A frequência com que vão rodar os brinquedos depende de cada família e das necessidades das crianças! Deverão observar os interesses das crianças! Uma boa dica é aproveitar a mudança de estações! 

Convém anotar antes das trocas quais os brinquedos pouco ou nada usados, e tentar substituí-los por outros que poderão responder aos interesses atuais da criança e assim perceber quais os próximos brinquedos e materiais a colocar à disposição para responder a essas necessidades!

Gostaram deste artigo?

Subscrevam a nossa newsletter para não perder nenhum artigo e sigam-nos nas redes sociais no Facebook, Instagram e Youtube

Gosta e segue-nos
Posted in Brinquedos, Diversão e Livros do Bebé

Publicações Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *