Menu Fechar

Coaching Educacional

O Coaching Educacional, ou seja, o Coaching com todos os intervenientes no universo escolar pretende facilitar o papel de todos os intervenientes no sentido de um objetivo comum: EDUCAÇÃO SEM MEDO, AMEAÇAS NEM CASTIGOS, NA ESCOLA E NA FAMÍLIA!

Os professores têm um papel importantíssimo na vida das crianças. Eles passam muito tempo com elas, conhecendo-os individualmente e a sua relação com o grupo e comportamento em grupo. Conseguem perceber quando as crianças estão bem ou passam por algum momento difícil. Daí a importância de os professores interagirem e intervirem na constituição não só intelectual mas também relacional e social dos seus alunos. 

A escola tem duas principais funções:

  • por um lado, transmitir os conteúdos das ciências que o ser humano contruiu e criou ao longo do tempo para perpetuar o conhecimento e assim haver continuidade na procura de soluções para a humanidade
  • por outro lado, e mais importante é a de ser o primeiro espeço comum representando, em pequena escala, o mundo com todas as suas diversidades culturais, sociais, filosóficas e religiosas.

O professor, respeitando as características e estilo individuais de cada criança, deverão saber a maneira de abordar que melhor funciona com cada uma sendo ele o grande mediador entre a díade conhecimento/socialização e o aluno.

É por isso fundamental que tenhamos professores que descubram a sua responsabilidade, que estejam motivados, encantados com o seu papel e com os alunos, sobretudo nos  primeiros anos, onde a sua influência é ainda maior.

É na escola que as crianças brincam, pintam, correm e fazem atividades pedagógicas através das quais compreenderão os significados da socialização e de si mesmas. Mas, para além das alegrias, é também ali que terá contacto com frustrações e experiências que a deixarão tristes e desmotivadas. Queremos que seja também ali que encontre forças, que descubra saídas e soluções para os seus dramas, caminhando para um crescimento emocional positivo.

A escola contribui com as noções de dever no cumprimento de normas e atribuindo tarefas que são fundamentais para a aprendizagem e a vida em sociedade. Este é também o papel do professor – não porque a família se descartou dessa responsabilidade – mas porque este é o ambiente apropriado para essas experiências sociais e de convivência ampla. A família deverá obviamente estar em sintonia com a escola para que a criança entenda os limites comuns.

A abordagem Coaching Informal conduzida em sala de aula pelos professores pretende trazer uma abordagem tranquila de diálogo, calma nas relações e que leva a criança a autorresponsabilizar-se pelo seu comportamento e aceitar os seus deveres.

Com este Método queremos que os Professores acreditem em si mesmos, acreditem nos seus alunos, acreditem que a mudança é possível. Queremos que tenham paixão pelo que fazem, sede por ensinar e desejo de aprender, pois a aprendizagem ocorre no vínculo entre quem ensina e quem é ensinado. Porque para inspirar é preciso estar inspirado.

Se pretende saber mais sobre o Coaching Educacional, envie email para coaching@blog.palavrademae.pt ou clique no botão para aceder ao nosso formulário de contacto.